Goiânia é uma cidade com potencial econômico em diversas áreas. No entanto, a população não tem recebido o incentivo necessário para promover esse desenvolvimento pleno para a cidade. Em campanhas passadas, viu-se candidatos falarem em polos de desenvolvimento que não saíram do papel.
Matheus Ribeiro, candidato a prefeito de Goiânia, tem o desenvolvimento econômico como missão e traz soluções inovadoras para a capital, como a implantação de hubs e coworkings municipais, a criação de um banco municipal e incentivos ao empreendedorismo, por meio da promoção de oportunidades. Aqui estão algumas das soluções que Matheus pretende implementar para o desenvolvimento econômico descentralizado da cidade.
Conheça as principais propostas de Matheus Ribeiro para o desenvolvimento econômico:
Projeto NION: capacitação de jovens para profissões do futuro
Com uma sigla que homenageia o saudoso ex-prefeito de Goiânia pelo PSDB Nion Albernaz, Matheus vai implantar o Núcleo de Inovação Professor Nion Albernaz (NION). É um projeto de incentivo, por meio de capacitação e geração de mais renda para a população.
Novos Cepals
Matheus vai ampliar uma política pública criada por gestões do PSDB em Goiânia: os Centros de Esportes, Abastecimento e Lazer (Cepal). Ele vai levar o projeto para mais 45 bairros da capital. Isso vai permitir que todas as sete regiões da cidade tenham lugares que sirvam para abrigar feiras, práticas esportivas e eventos de lazer. As unidades também vão contar com pontos de apoio para os motoristas de aplicativo. Com isso, Matheus valoriza mais um legado do ex-prefeito Nion Albernaz.
Incentivos para criação de parques tecnológicos
Para melhorar o desenvolvimento econômico da cidade, Matheus vai criar incentivos para o estabelecimento de parques tecnológicos na Região Metropolitana. Isso será possível por meio de parcerias com as universidades.
Gyn Bank: o banco digital de Goiânia
Inspirado em políticas que gestões do PSDB já criaram, Matheus vai criar o Gyn Bank. Trata-se de um banco do povo que terá como objetivo fornecer microcrédito para os pequenos negócios.
Gyn Hub: para estimular o empreendedorismo e desenvolvimento da economia local
Para incentivar o empreendedorismo, Matheus vai criar o Gyn Hub. O nome se refere a coworkings e hubs municipais. Os locais serão voltados para o desenvolvimento de projetos de inovação, tecnologia e empreendedorismo pelos jovens da capital. São espaços de trabalho coletivo para que a juventude seja sujeito da própria história. Nesses locais, a população terá acesso a internet fibra ótica e wifi gratuitos.
Criação de Polos de Desenvolvimento Regional
Matheus entende que a cidade precisa de pólos de desenvolvimento regional para o pleno desenvolvimento econômico. Dentre eles, está o polo de inovação, de moda, automobilístico, agropecuário e outros, em regiões estratégicas para abrigar incentivo e fomento para geração de emprego, inovação e empreendedorismo. Identificar esses pólos é uma meta do candidato.
Incentivo ao setor de confecções
Milhares de pessoas de todo o Brasil vêm comprar roupas e calçados nas feiras em Goiânia. Matheus vai ouvir todos os envolvidos no setor, buscar parcerias e soluções inovadoras para resolver os problemas que o setor enfrenta. Além disso, vai criar formas de financiamento para os pequenos negócios. Atualmente, mais de 50% das confecções instaladas no Complexo da 44 têm origem fora de Goiânia. Pequenos financiamentos permitirão a criação de polos de confecção na cidade, criando emprego e renda para a população.
Promover conceito de cidade-bairro
O plano de governo de Matheus retoma o conceito de cidade-bairro, ao se inspirar no que foi feito em Paris, na França, pela prefeita Anne Hidalgo. Trata-se de uma ideia de cidade em 15 minutos, que é, basicamente, possibilitar deslocamentos de até 15 minutos. Para isso, o candidato vai criar políticas de longo prazo. Entre as medidas para realizar essa proposta está a criação dos polos industriais, previstos no Plano Diretor, mas que ainda não foram implementados, além da reorganização do trânsito.
Incentivo ao Empreendedorismo
Uma das cobranças da juventude goianiense aos candidatos a prefeito de Goiânia é por inserção no mercado de trabalho. Uma das medidas de Matheus será o incentivo ao empreendedorismo. Entre as ações, está a criação de espaço para incubadoras de empresas voltadas para inovação, que atendam às exigências do mercado. Além da orientação sobre a oferta de linhas de crédito para pequenas e médias empresas, inclusive as que funcionam como MEI.
Se você acredita que o desenvolvimento econômico de Goiânia pode ser melhor, descentralizado e com criação de oportunidades, vote 45. Vote Matheus Ribeiro para prefeito e vamos juntos transformar Goiânia.