Proposta segue exemplo que já é realizado na capital de Roraima, Boa Vista, onde os docentes recebem bonificação ou intercâmbio
O jornalista e candidato a prefeito de Goiânia Matheus Ribeiro (PSDB) pretende implementar o “Prêmio Professor Destaque” na Rede Municipal de Educação. O intuito do projeto é gratificar os professores que se destacarem com soluções educacionais inovadoras, a partir de 2025, caso assuma o Paço Municipal.
Conforme proposto pelo candidato tucano, a premiação será feita em bônus em dinheiro e qualificação profissional àqueles professores que tiveram destaque na cidade, como já acontece em outras capitais.
Ribeiro cita o exemplo da Secretaria de Educação de Boa Vista (RR), onde a gestão municipal premia aqueles professores que se destacaram por área durante o ano letivo. Em 2023, foram 248 docentes reconhecidos em 14 categorias e a oportunidade de intercâmbio nacional.
O intuito de Matheus Ribeiro é valorizar os professores que representam uma área fundamental do município e que precisam de reestruturação. Ainda de acordo com o candidato, em seu mandato a Rede Municipal de Educação será prioridade. O tucano pretende convocar os aprovados no último concurso, zerar a fila das mais de 9 mil crianças que estão sem vagas em creches municipais e valorizar academicamente os profissionais por meio da premiação que será implementada.
“Sou filho de uma professora da escola pública, e graças à oportunidade de acesso à educação, pude construir uma carreira a partir da Universidade Federal de Goiás, com o conhecimento que nos torna cidadãos. Por isso é fundamental valorizar os profissionais de educação, formadores de cidadãos conscientes e é isso que pretendo fazer com a criação do prêmio Professor Destaque”, defendeu o candidato à prefeitura de Goiânia.