As imensas filas de consultas e exames na área da saúde de Goiânia motivaram o candidato a prefeito Matheus Ribeiro (PSDB) a buscar um modelo já devidamente testado e com bom histórico de resultados. Para isso, ele foi pessoalmente, nesta terça-feira (20/8), à cidade de Santo André, na região metropolitana de São Paulo, conhecer de perto o Poupatempo da Saúde. O programa liderado pelo prefeito Paulo Serra, também tucano, é referência nacional no atendimento e na eficiência de consultas médicas e exames. Matheus tem feito vários estudos e buscado soluções eficazes para resolver os problemas da capital goiana.
“É isso que estudo e quero trazer para Goiânia soluções eficientes e práticas para a população. Em Goiás, temos o Vapt Vupt, um legado também do PSDB, e agora, com o Vapt Vupt da Saúde, vamos ter ainda mais eficiência e dignidade para atender os goianienses”, destacou Matheus.
O Poupatempo da Saúde, em Santo André, é uma variação do programa Poupatempo, idealizado em 1997 pelo governo do PSDB e replicado em Goiás na forma do Vapt Vupt. O diferencial do Poupatempo da Saúde é dar celeridade em todos os serviços públicos de saúde em um só lugar, contando com 50 consultórios, que funcionam todos os dias, das 7h da manhã até as 9h da noite, com 38 especialidades diferentes.
“Toda essa estrutura aqui do Poupatempo atende uma média de 2 mil pessoas por dia, mais de 25 mil atendimentos por mês. É eficiência e agilidade para trazer qualidade de vida para as pessoas, e estou estudando formas de trazer isso para Goiânia, através do Vapt Vupt Saúde”, explicou o candidato, ciente de que na capital goiana a estrutura precisa ser maior, já que Santo André tem uma população de pouco mais de 700 mil habitantes.
Durante a visita, Matheus se encontrou com o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e com o ex-governador e atual presidente nacional do partido, Marconi Perillo. Na conversa, Paulo destacou que os equipamentos trazem uma resposta rápida para a área da saúde, unindo a atenção básica com especialidades.
“Aqui, Matheus, a pessoa tem seu problema resolvido ou já é encaminhada para uma cirurgia, exame ou consulta, tudo feito com agendamento digital, integrado à rede de saúde. Conseguimos tirar isso do papel como uma marca do PSDB aqui em São Paulo, transformando o conceito do Poupatempo para o serviço público de saúde”, explicou o prefeito.
Marconi destacou que as gestões do PSDB foram marcadas pela criatividade e inovação, e que isso continua na atual geração tucana.”Essa inovação e criatividade continuam com a nova geração tucana, representada por Paulo Serra e também por Matheus, que vai levar esse projeto para Goiânia, revolucionando nossa capital! Parabéns pela iniciativa de vir aqui conhecer de perto o que está dando certo”, ressaltou o líder do partido.
Matheus exaltou que é uma honra ver que o partido possui a capacidade administrativa necessária para encontrar as soluções que Goiânia precisa com urgência.
“É com esse tipo de exemplo de solução eficiente focada em melhorar a vida das pessoas que vamos trabalhar na Prefeitura de Goiânia. A prefeitura precisa ser parceira do cidadão em cada momento da vida dele. Essa é a minha proposta de trabalho”, ressaltou Matheus.