Candidato quer usar das parcerias público-privada, convênio com entidades locais e terminar as obras que se arrastam de outras gestões para levar educação infantil para quem precisa e que com qualidade
Matheus Ribeiro, candidato à prefeitura de Goiânia pelo PSDB, quer acabar com o déficit de vagas na educação infantil já nos primeiros meses do governo. Para ele, é essencial que toda a criança seja assistida desde o início da vida escolar e, também, para que a mãe saia para trabalhar tranquila sabendo onde pode deixar o filho com segurança.
Para isso, o tucano quer terminar as obras de Cmeis que já se arrastam há anos. Nas visitas pela cidade, Matheus já encontrou diversos prédios que poderiam estar servindo às crianças em situações de completo abandono. “Tá lá o vídeo no meu Instagram de uma unidade que eu visitei no Bairro da Vitória abandonada. Lá virou pasto, tem cavalo lá, a obra tá tomada de esterco, virou mocó de bandido. Então, esse é o tipo de situação que a gente não pode admitir em Goiânia”, destaca.
Com o auxílio do Serviço Social, Matheus quer ainda estabelecer convênios com entidades da comunidade local, como igrejas, associações de bairros ou esportivas, creches em escolas, entre outras possibilidades para acolher as crianças de maneira digna. “Mapear o investimento público para a destinação efetiva dessas verbas, construindo novos programas, principalmente, pelo modelo de parcerias público-privadas ou em parcerias com as entidades do terceiro setor, estabelecendo um padrão de vaga, remunerando melhor essas entidades que prestam esse serviço relevante e que também precisam ser fiscalizadas e acompanhadas pela prefeitura, que também precisam de um suporte pedagógico”, pontua.
Matheus ainda vai estabelecer creches e escolas de tempo integral, com uma quantidade suficiente para atender à demanda da população.
Valorização dos professores e inclusão da tecnologia
Ainda na área da educação, Matheus quer aperfeiçoar o plano de cargos e salários para serem mais atrativos para os profissionais da educação, como a criação de incentivos para a qualificação de servidores e professoras, para que eles possam se aperfeiçoar para levar mais qualidade na educação, além de incentivos de carreira.
Ele ainda vai incentivar uma alimentação saudável, levando em prioridade os que forem produzidos pelos pequenos e médios produtores da comunidade. Desse modo, será proibido os alimentos ultraprocessados e industrializados na alimentação das crianças, dando mais qualidade de vida.
Matheus irá fazer a estrutura escolar como um espaço cultural para os bairros, onde possam ser desenvolvidas atividades aos fins de semana, como cursos de línguas e informática. Além disso, ele quer levar com que todos os alunos tenham acesso à internet, utilizando as estruturas de laboratórios de informática já existentes fazendo com que elas fiquem completamente conectadas e prontas para a tecnologia de informática.