As propostas de Matheus Ribeiro visam preparar os jovens para o mercado de trabalho por meio da inclusão da disciplina de Educação Financeira no Ensino Fundamental e da criação do NION, um espaço voltado para a inovação e o empreendedorismo juvenil
O candidato Matheus Ribeiro (PSDB) está determinado a transformar o futuro da educação em Goiânia com propostas que vão além do básico e preparam os jovens para os desafios do mercado de trabalho atual e do futuro. Entre as principais iniciativas de seu plano de governo está a inclusão da disciplina de Educação Financeira no Ensino Fundamental das escolas municipais, além da expansão do ensino técnico e tecnológico focado nas áreas digitais e de inovação.
A proposta de Matheus parte da premissa de que, desde cedo, as crianças devem aprender a lidar com questões financeiras de maneira prática e acessível, algo essencial para o crescimento pessoal e para a formação de cidadãos mais conscientes economicamente.
Mas o projeto vai além. A inclusão da Educação Financeira no currículo básico é apenas o início de uma transformação mais ampla na educação pública municipal. Matheus também propõe a promoção de cursos tecnológicos de curta duração, com o apoio das Escolas Técnicas, focados em capacitar os jovens para as novas demandas do mercado. Áreas como marketing digital, inteligência de dados, tecnologia e inovação estarão no centro da formação desses cursos, ajudando os estudantes a se preparar para profissões que estão em alta no mundo todo.
Dentro dessa proposta, uma das principais será o NION – Núcleo de Inovação e Oportunidades Professor Nion Albernaz, nome em homenagem ao economista e ex-prefeito de Goiânia por três vezes. O NION, anunciado semanas atrás durante a inauguração do Comitê Central do candidato, será um co-working municipal instalado na sede do antigo Jóquei Clube, que está desativado há quase 30 anos. Com a reestruturação do espaço, Matheus pretende criar um ambiente colaborativo, onde jovens empreendedores e profissionais autônomos poderão trabalhar, desenvolver suas ideias e participar de capacitações em diversas áreas.
“Vamos abrir as portas para um ambiente de trabalho colaborativo na sede do antigo Jóquei Club de Goiás, que está há quase 30 anos sem prestar serviço à população, sendo um peso no centro da cidade, ao lado do BRT e do Eixo Anhanguera. É por isso que vamos construir o NION, para levar oportunidades à nossa juventude”, destacou Matheus Ribeiro, reforçando que o objetivo é transformar o espaço em um polo de inovação e empreendedorismo.
A proposta do NION, somada à inclusão da disciplina de Educação Financeira, cria um ciclo de preparação contínua para os jovens. A ideia é que, ao aprender sobre gestão financeira desde cedo, os estudantes possam aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pelas Escolas Técnicas e, mais tarde, pelo NION, garantir sua capacitação para as profissões do futuro.
Matheus ressaltou que mais detalhes sobre essas iniciativas e outros projetos serão apresentados em breve, no lançamento oficial de seu plano de governo. A inclusão de Educação Financeira e a criação do NION refletem o compromisso do candidato com o desenvolvimento de Goiânia e a formação de uma juventude preparada para um futuro de inovação e oportunidades.