Matheus Ribeiro apresenta propostas para melhorar a mobilidade urbana em Goiânia

Com 1,4 milhão de habitantes na capital e cerca de 2,4 milhões na Região Metropolitana, Goiânia enfrenta um crescente estrangulamento no trânsito. Todos que usam o transporte público e individual enfrentam lentidão no tráfego, ônibus lotados e velhos, além de um sistema que não favorece o cidadão goianiense. Há 1,4 milhão de veículos cadastrados no Detran Goiás e este número alto de veículos que circulam pela capital leva o cidadão de um congestionamento para outro. As últimas gestões priorizaram a criação de viadutos e trincheiras para veículos. 

Matheus propõe soluções plausíveis para  melhorar a fluidez, como valorizar e modernizar os ônibus da capital goianiense, além de trazer o conceito de cidade inteligente para o trânsito de Goiânia. 

Criação da CET de Goiânia: para modernizar e deixar o trânsito mais inteligente 

Matheus identificou que a solução para o tráfego de veículos em Goiânia exige tecnologia e inteligência para tirar o goianiense da fila e dos congestionamentos. A solução começa com a criação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para gerenciar o sistema viário da cidade.

Faixa azul: mais segurança para motociclistas e mais fluidez para o trânsito

Diferente de alguns candidatos que pretendem colocar o motociclista para se locomover nas faixas de ônibus, os colocando em risco, Matheus propõe a criação da faixa azul para dar mais fluidez e segurança para o trabalhador que usa a motocicleta como meio de locomoção.

Roda Fácil: aplicativo de mobilidade multimodal 

Matheus propõe a criação do aplicativo Roda Fácil para ser disponibilizado para os goianienses que utilizam o transporte individual de passageiros com os recursos das viagens ficando na cidade e não mais com o mercado. Este aplicativo possibilita, por exemplo, o subsídio para a passagem do BRT-Norte-Sul e do Eixo Anhanguera a R$ 1. Conforme proposto, o aplicativo seguirá o mesmo modelo da Uber e do 99, mas com um percentual de desconto no valor da tarifa menor para os 20 mil motoristas da cidade.

BRT Norte-Sul e Eixo Anhanguera a R$1

Os recursos do Aplicativo Roda Fácil e da própria cidade permitem o investimento no transporte público municipal, e a passagem a R$ 1  no eixo Anhanguera e no BRT Norte-Sul. Hoje, a passagem está a R$ 4,30 com o subsídio da Prefeitura de Goiânia e do Estado de Goiás. É possível subsidiar um valor de R$ 3,30 para o transporte nestas duas linhas importantes para o transporte na Capital. Na avaliação de Matheus e sua equipe, para subsidiar o valor a R$ 1 serão necessários R$ 20 milhões em investimento no BRT Norte-Sul e R$ 102 milhões no Eixo Anhanguera. 

Finalizar de verdade o BRT

Matheus vai terminar de verdade o BRT Norte-Sul em Goiânia, além de contar com ônibus novos menos poluentes e elétricos e piso baixo para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros na cidade. Outra proposta de Matheus para solucionar o problema do BRT é criar um sistema de integração das vias alimentadoras entre as linhas que atendem o BRT Norte Sul e o Eixo Anhanguera. 

Renovação das frotas de ônibus 

Matheus propõe a renovação completa dos veículos que atendem o transporte público da capital. Assim como no BRT Norte-Sul, Matheus defende que estes veículos sejam elétricos ou com um combustível menos poluente. 

Semáforos inteligentes

Junto com a criação da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) e com tecnologia, Matheus e sua equipe implementarão os semáforos inteligentes na Capital. A sincronização dos semáforos é uma demanda importante para solucionar um destes grandes desafios no trânsito. 

A mobilidade urbana em Goiânia precisa de mudanças urgentes

Matheus entende que a mobilidade urbana precisa de mudanças urgentes. Suas propostas foram pensadas para resolver os problemas de maneira prática, com mais segurança tanto para os pedestres, quanto para os motoristas, com garantia de serviço de qualidade, preço promocional nos BRTs da capital e um novo modelo de gerir a área, de forma mais séria e técnica..

Se você acredita que a mobilidade urbana pode ser melhor, com mais segurança, preços justos e ideias realmente inovadoras, vote 45. Vote Matheus Ribeiro para prefeito e vamos juntos transformar a infraestrutura de Goiânia.